domingo, 2 de setembro de 2007

Em cima, em baixo e mão em japonês

No meu texto anterior, falei do kanji "ue" ("em cima"). Você pode ver como escrever este kanji neste vídeo. A ordem dos traços na escrita dos kanjis é importante, então aproveite o link para ver outros exemplos.

"Em baixo" em japonês é shita. O kanji é este aí ao lado. Você pode ler mais sobre ele neste site. Ali tem frases de exemplo também, bem interessante.

Por fim, gostaria de mostrar o kanji para "mão". Com este sentido, a leitura dele é "te". Não tem nada a ver com "em cima" ou "em baixo", mas preciso dele para mostrar como a leitura dos kanjis pode variar quando combinados com outros.
"Em cima" + "Mão" = "Hábil". A palavra poderia ser "uete", mas é "jouzu". "Em baixo" + "Mão" = "Inábil". Poderia ser "shitate", mas é "heta". Louco, não?

Lembra dos kanjis para direita e esquerda? Pois é, você pode combiná-los com o kanji de mão para dizer a que mão está se referindo. Como ficaria então? "Migite" e "hidarite", como deveria ser, apenas juntando os nomes dos kanjis? É isso mesmo. Japonês é mesmo imprevisível...

Nenhum comentário: