sexta-feira, 29 de junho de 2007

Para usar no PC

Quem já estudou um pouquinho de japonês já deve ter tentado se aventurar a visitar sites do Japão para ver se entende alguma coisa. Eu mesmo direto dou um pulo no site da Nintendo para ver se entendo alguma coisa...





O primeiro fator complicador, no entanto, é que seu computador pode não entender caracteres japoneses. Se isso acontecer, você vai precisar instalar um suporte a língua japonesa.

Para o Windows, encontrei um guia que me pareceu bem interessante:
Guia para Instalação e
Uso do Microsoft's Japanese IME


Encontrei também um passo a passo para Debian (Linux):
Como ler/escrever caracteres japoneses?

Agora, se quem não entende o que está escrito é você, e não o computador, há uma alternativa interessante.

jBrowse

Esse programa é fantástico! Ele se integra ao Internet Explorer e permite que você traduza palavras de páginas só de passar o mouse por cima.

Outra coisa muito legal que ele faz é colocar por cima dos kanjis os hiraganas correspondentes, o que é chamado de furigana. Se você não sabe o que é nada disso nem como isso seria útil, não esquente ainda, uma hora você chega lá.

Por fim, ele ainda é um dicionário muito bom.

O único "perhaps" é que o programa é todo em inglês. Pode não agradar a todos...

Se você quiser testar, seguem uns links interessantes:

Google News em Japonês - Clique em qualquer notícia e vá passando o mouse com o jBrowse

Nintendo do Japão - pelo menos o katakana para Super Mario e outros velhos conhecidos você deve tentar ler. Na imagem que usei desse site, coloquei uma dica de leitura. Você pode manter o mouse sobre a imagem para ver.

Atualização (em 02 de setembro de 2007): o Jo Nakashima publicou dois artigos bacanas sobre dicionários e navegadores para páginas em japonês. Confiram!

Um comentário:

Jo Nakashima disse...

Olá! Legal seu blog, tb tenho um sobre estudo de japonês. Percebi que temos alguns posts falando de coisas em comum (global ime, japanesepod01) mas tb achei algumas coisas novas aqui
Dá uma olhada no meu tb:
http://jo-nihongo.blogspot.com/

[]'s