sábado, 7 de julho de 2007

Livro Japonês em Quadrinhos, de Marc Bernabé

Se tem um livro que eu posso recomendar é este "Japonês em Quadrinhos" de Marc Bernabé, que comprei há cerca de um ano.

Todos os dias eu dou uma olhadinha nele e aprendo uma coisa nova ou relembro alguma coisa que já havia esquecido.
Japonês em Quadrinhos, ed. Conrad
O que faz um bom livro de japonês:
  • Utilizar escrita japonesa em conjunto com escrita ocidental - tenho livros só com um ou só com outro, mas eles acabam sendo difíceis demais ou muito pobres
  • Ter um guia de katakanas e hiraganas - não dá pra lembrar de tudo o tempo todo
  • Ter um guia básico de kanjis - só os mais básicos, para uma consulta rápida
  • Abordar o japonês formal e informal - a maioria dos livros só ensina o japonês formal, com um vocabulário que você não vê em nenhum animê
  • Ser leve - a língua já é bem difícil, então pelo menos o livro deveria ser fácil de ler
  • Ser em português - tenho vários livros ótimos em inglês, mas ler na sua língua mãe é sempre mais agradável
Pois bem, este livro tem tudo isso, não dá para não ter.

Fui procurar uma imagem dele e descobri que existe um volume 2. Quando eu comprar eu aviso vocês se é tão legal quanto o primeiro.

Abraços

4 comentários:

Jo Nakashima disse...

Olá! Como agradecimento, coloquei um link pra vc tb no meu blog

Putz, eu tb estava fazendo um post sobre esse livro! Agora que vi que vc colocou aqui nem vou publicar mais, afinal vc pode falar dele melhor q eu (já q eu ñ tenho o livro). Mas deixo aqui uma dica pros seus leitores: no site do livro (http://www.nipoweb.com/trabajos/libros/jev1-br.htm) tem as três primeiras lições de graça, em PDF. Assim dá pra ver se vale a pena mesmo comprar, caso não confiem na sua indicação (heheh)

Rogerman2br disse...

Poderoso Tatau, fico feliz com a volta das atualizações.. mas falemos sobre o livro. Assino em cima de tudo o que disse.. tenho livro também a mais de 1 ano e é meu livro de cabeceira.. o número dois eu recebi da conrad a uns 10 dias.. e a primeira impressão que tive é que ele é bem mais barra pesada.. nada de romaji, e lições que se lê e de início não se entende nada.. ao contrário do primeiro que ao ler uma lição em geral se entendia bastante coisa..

Comprei também o livro de exercícios do livro 2 ( na época que comprei o livro 1 não tinha o livro de exercícios ainda ) mas acho que eles estão certos em pegar pesado.. sejamos sinceros nihongo é muzukashii ( complicado ) e pegando leve não vamos aprender nunca.

Assim o livro 2 está meio de lado até que meu nível melhore.. principalmente nos verbos.. é coisa a beça para decorar..

Uma ultima dica.. ja ouviram falar do "mixe" ? É uma espécie de orkut japonês.. o legal é que não tem nada em inglês, é tudo no japonês mesmo.. é legal par se ter uma idéia de imerção.. se alguém quiser um convite é só avisar. um abraço.

Eques Albus disse...

Estou começando a aprender japones agora, e to pensando em comprar esse livro aí. Apesar de meio carinho, pelo que você disse deve valer a pena.

Fiquei curioso com esse tal de Mixe, apesar de eu nao entender nada, seria interessante para praticar. Se puder me mandar um convite, eu to te mandando um Email.

Liliane disse...

Olá! Na editora conrad tem o 1 que é o básico e o 2 que é pré-intermediário, mas vi num site que tem o avançado. Alguém tem? Será que saiu de linha, no site da editora não há nada a respeito...