sábado, 14 de abril de 2007

Podcasts!! (finalmente)

Estou prometendo falar sobre podcasts de japonês desde a inauguração do blog, pois aqui vai...

Em agosto de 2006, saiu uma matéria no Estadão sobre podcasts usados para aprender línguas estrangeiras.

O texto falava em podcasts de francês, inglês, espanhol, italiano, tagalog (?!)... Na listagem, no entanto, aparecia lá um site para japonês, do qual vou falar primeiro.

Japanese Pod 101 - Podcast, gratuito, em inglês. Você pode se associar de graça por 7 dias e baixar todo o histórico do site (que é muuuuuita coisa). Se você quiser continuar baixando coisa depois, tem que pagar.

O que eu gosto nele: As lições são bem explicadinhas. Todas as palavras são repetidas bem len-ta-men-te e depois rapidamente de novo para você entender bem. É um blog bem profissional, gravado em um estúdio e muito bem produzido.

Learn Japanese Podcast - Podcast também gratuito, também em inglês. Este podcast tem menos produção, chegando a ser meio tosco às vezes, o que o torna muito divertido.

O que eu gosto nele: O japonês ensinado aqui parece mais aplicável no dia-a-dia (mesmo para entender animês). O apresentador mostra ainda um pouco dos dialetos locais de regiões do Japão, o que é muito interessante.

O podcast é todo divertido e tem sessões com convidados que são muito interessantes.

Em uma delas, foi feita uma entrevista com um DJ alemão que havia acabado de passar na prova de proficiência japonesa.

Em outra, houve a participação de um brasileiro ensinando algumas coisas de português. Divertidíssimo!

Ainda não conheço nenhum podcast brasileiro sobre o assunto. Se souberem de algum, coloquem nos comentários, por favor.

Por enquanto, vocês podem ir baixando estes em inglês para ouvir no computador, no mp3 player, no trabalho, etc... Eu uma vez até gravei fitas k-7 para escutar no carro antes de ter onde tocar... Acreditem se quiser.

Um comentário:

Anônimo disse...

http://www.aulasdejapones.com.br

esse é bom também