domingo, 22 de julho de 2007

Japonês para quem não fala inglês

Tava dando uma olhada no meu material de estudos e descobri algumas coisas em espanhol que poderiam interessar a vocês...

Encontrei também um link no Wikipedia que é uma imensa aula de japonês totalmente escrita em português, então achei que vocês iam gostar.

Primeiro, KTE - Kanji Tarjetas para Estudio (em espanhol):

O KTE é uma série de páginas, cada uma apresentando um kanji. Você pode clicar nas setas para frente e para trás para mudar o kanji ou na seta circular no meio do cartão para ver as leituras, o significado (em espanhol) e exemplos do uso do kanji.

Você pode usá-lo online ou baixar o programa e usar com teclas de atalho. Você pode, por exemplo, apertar "a" para ver o cartão anterior, "g" para girar, "s" para ver o cartão seguinte... Muito interessante.


Além disso, você pode escolher os cartões que serão exibidos por nível de dificuldade ou até por nível da prova de proficiência em japonês (JLPT) para a qual esteja estudando.

O site e o programa são de Francisco J. Gutiérrez, autor do livro "Kanji Al Completo", que estou louco para comprar... Como não vende por aqui, estou decidindo de onde peço de forma mais segura e com menos frete. Se tiverem sugestões, postem nos comentários, por favor.

Minha segunda dica é o artigo do Wikipedia sobre Língua Japonesa.

O artigo é enorme, fala sobre os dialetos japoneses, a cultura, tem um quadro com hiraganas e katakanas (os silabários japoneses) e até frases de exemplo.

Outra coisa que achei interessante foi esse quadro dos verbos com significado de "dar" e "receber" em japonês. É um belo resumo.

Nenhum comentário: