sábado, 31 de março de 2007

O início de tudo

Então é o seguinte...

Estou estudando japonês faz algum tempo, um ano? Algo assim. Nada demais, nenhum professor, nenhuma disciplina, nenhum objetivo. Até agora...

Descobri, então, na semana passada, que existe essa tal prova, o JLPT (Japanese Language Proficiency Test). Ele tem um nome em japonês, mas ainda não sei pronunciá-lo, então não vou escrever aqui só pra dizer que eu conheço.

Como tudo que envolve a língua japonesa, eles complicam desde o princípio. Ao invés de começar no JLPT 1 e ir até o 4, é o contrário.

JLPT 4 é o nível mais fácil. Dizem os organizadores da prova que você precisa de 150 horas de estudo para fazê-lo. Você precisa saber uns 100 kanji e umas 800 palavras.

Eu acho que já tenho mais de 150 horas de estudo desorganizado, então ainda não sei esses 100 kanji nem as tais 800 palavras do vocabulário.

Fiz um teste na internet, deu lá que eu sei uns 20% da prova. Você pode tentar também:
MLC Meguro Language Center

Tem outros testes pra saber o seu nível online:
www.emanabu.com - Esse já começa em japonês, então fiquei com medo...

Gostei mais destes sites interativos:
Study Japanese.org - Experimente o Flash Card Trainer, seção JLPT, nível 4. Clique em Drill.
Esse é legal porque coloca o kanji e vai repetindo os que você não aprendeu até você acertar. Gostei muito!

Many Things - Japanese - Esse é bacana também. Entre em JLPT - All words.
Esse é parecido com o outro, mas tem tempo...

Vou tentar postar neste blog coisas interessantes que vou achando na net.

Já consegui uns programas para celular, palm, navegador web, então aguardem bastante links para download.

Estou produzindo algum conteúdo próprio, como mangás bilingües. Num próximo post coloco aqui.

Grande abraço e bons estudos!!

Nenhum comentário: