sexta-feira, 17 de agosto de 2007

Blogosfera de Nihongo

Estou atualizando meus feeds aqui e resolvi compartilhar com vocês opiniões sobre alguns blogs de que gosto.

  • Aprendendo Japonês - blog do Jo Nakashima, parecido com o meu, mas atualizado com mais freqüência e mais diversificado;
  • Curso de Japonês - o blog da Payumi, descrito por ela mesma como um "caderno de anotações". Iniciantes devem visitar o Básico do Básico;
  • JapanesePod101.com - o podcast é imperdível, o blog eu estou conhecendo agora. Minha primeira impressão não foi boa, para falar a verdade.
  • Learn Japanese with Beb and Alex - este eu adoro! É um podcast muito mais amador que o JapanesePod101, mas milhares de vezes mais divertido! Gostava mais do site velho, mas posso viver com esta versão.
Se você conhece mais um blog de japonês que não aparece aqui, por favor me avise. Se o blog for em português já coloco o link por aqui.

Todos os blogs que mencionei aqui possuem feeds, ou syndication, ou rss. Não sabe o que é isso?

RSS é uma forma de você manter-se atualizado com seus blogs, sendo avisado sempre que algo é escrito lá sem ter que ficar digitando os endereços de um por um. Entre no site de qualquer blog e procure pelo ícone.

O programa que eu uso e recomendo para ler feeds (monitorar blogs, digamos assim) é o Klipfolio, que tem um design excelente, é super-personalizável e você ainda pode incorporar a ele inúmeras funcionalidades.

Comecei a brincar com isso usando o Google Desktop, que hoje é parte do Google Pack. O Google Desktop faz muita coisa, inclusive monitorar blogs. Já usei muito e recomendo experimentar, especialmente porque o Google patrocina este blog.

2 comentários:

Eques Albus disse...

Pois é. Eu não gosto de ficar rodando programas pra ver os feeds pq fica pesando no PC que já é ruim, então uso o Google Reader (http://www.google.com/reader) que é online, o único problema é que tem que entrar no site pra ver o que tem de novo, então não ajuda tanto.
Mas, encontrei uma extensão pra Firefox que avisa quando tem coisa nova:
http://mozfirefox.blogspot.com/2006/11/google-reader-notifier.html

Pra quem usa o Google Reader e Firefox, muito bom.

Legal a lista de blogs, só conhecia o do Jo e o JapanesePod101

Payumi disse...

Valeu Tatau pela divulgação!! Gambarimashou!