quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Aprendendo Japonês com a NHK

Um leitor me pediu uma dica de lições de japonês com áudio e lembrei desse site:



Ali tem várias lições de japonês muito boas, com áudio e transcrição dos diálogos apresentados. Recomendo baixar o Real Alternative para ouví-los.

O site pertence à rede de TV japonesa NHK. Tenho assistido bastante ao canal, que recebo na DirecTv (futura Sky). Gosto particularmente dos programas musicais, já que a letra da música sempre aparece na legenda e serve bem para treinar a leitura de kanjis, hiraganas e katakanas.

Por um dos podcasts que mencionei aqui outro dia (não sei se no JapanesePod101 ou no LearnJapanese), fiquei sabendo que as pessoas pagam voluntariamente para assistir à NHK no Japão. Todo mundo recebe o sinal da TV em casa gratuitamente, mas uma vez por ano passa um cara para cobrar se você disser que assiste. Talvez algum leitor possa confirmar, já que o conceito é muito estranho para nós brasileiros...

Procurando por coisas produzidas pelo canal na internet, acabei encontrando um anime meio sombrio do qual eu ainda não sei se gosto...
O desenho é muito louco e fala de um rapaz que vive trancado em seu apartamento. Tem uma sátira legal aos mmorpgs (tipo Lineage e World of Warcraft) e outras boas tiradas, mas o clima geral do desenho é triste.

Até onde eu sei, o desenho não tem associação nenhuma com o canal... A não ser pelo nome, claro.

Quem assistir até o final e conseguir o ringtone usado pelos personagens, me avisa por favor... Duvido que alguém assista e não fique com ele na cabeça.

3 comentários:

Anônimo disse...

Meu caro, de acordo com o jornal Nippo-Brasil que assino, o pagamento anual referente a NHK não é opcional não.. é obrigatório.. para qualquer um que tenha tv em casa.. assista a NHK ou não.. dizem que isto é para manter a independência da NHK, ou seja para a tv poder manter uma posição neutra ja que não depende de verbas vindas de comerciais..

Tem muita gente que não concorda com esta obrigatoriedade, e muitos brasileiros nikkeis simplesmente não pagam fingindo não saber nada de nihongo ( as vezes nem fingindo, não sabem mesmo ! ) quando chega o cara da NHK para cobrar.. aliás, dizem até que tem gente que nem da NHK é.. ou seja 171 japonês legítimo..

Outro lance é se vc perceber que o cara da NHK tá na sua rua fazendo a cobrança é se livrar temporariamente da TV e levar ele em sua casa e jurar que não tem tv.. ai vc fica livre.

Por ultimo o lance do curso da radio NHK, o chato é que é por streaming, mas como não sou tão bobo ja capturei e gravei quase todas as aulas, só faltam umas 3 e em breve disponibilizarei em MP3 no emule para a galera, quando fizer isto te aviso.. um abraço do Roger.

Payumi disse...

Hj em dia, não adianta falar q não entende japonês, se vc responder que é brasileiro, eles logo tiram da malinha um folheto explicativo em português e dão todo o tempo do mundo p/ vc ler até o final.

São 25 dólares mais ou menos por cada dois meses.

Muitos japoneses deixaram de pagar pq descobriu-se que o alto escalão da NHK estava desviando verba p/ viagens e outras futilidades com mulheres e festas. Bom, os brasileiros além de argumentarem não saber japonês, alegam que como os próprios japoneses não pagam, eu tb não vou pagar...

É obrigatório, mas não tem punição nenhuma caso não pague... porém, como a arrecadação diminuiu pq muitos estão deixando de pagar, estão querendo estabelecer uma punição...

Anônimo disse...

Legal payumi.. nada como informação de quem está no campo de batalha.. estive vendo seu blog e me amarrei.. pena que esteja avançado em relação a mim, só consegui aprender corretamente os 80 kanjis da primeira série, e estou queimando os neurônios nos 160 da segunda série. Bem se um carioca aqui no Rio puder ajudar em alguma coisa me avise.. de resto te dou a maior força...